Operação Tellus: PCMG prende nove por roubos de carga em Uberaba/MG

Na manhã desta quinta-feira (20), a Polícia Civil desencadeou a operação “Tellus”, com o objetivo de cumprir 11 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão temporária, dos quais nove foram cumpridos.
 
Veículos e material apreendido


De acordo com as investigações, os suspeitos estão envolvidos em roubos e desvio de carga de fertilizantes em Uberaba e região.

A investigação iniciou a aproximadamente dois meses no sentido de apurar as ocorrências de diversos roubos de carga de fertilizantes de empresas da cidade de Uberaba. Os suspeitos utilizavam de extrema violência nas abordagens aos caminhoneiros, os sequestravam e os mantinham como reféns até o término da subtração da carga. As vítimas eram mantidas em porta-malas de veículos por até seis horas.
                                                                                                                                                                                          Divulgação PCMG

Operação policial


A operação finalizou com a apreensão de cinco veículos, aparelhos celulares, pendrive, HD externo, galões de combustíveis com 80 litros de álcool, placas de veículos para clonagem, veículos roubados/furtados, dentre outros objetos com natureza duvidosa. Um revólver calibre .38 foi apreendido numa propriedade rural na região conhecida como Capão da Onça.

Os mandados de prisão temporária foram formalizados e os presos encaminhados para a Penitenciária Profssor Aluízio Ignácio de Oliveira.
A operação contou com 69 policiais civis e foi denominada Tellus, que representa a deusa do solo fértil na mitologia romana.

Protesto

No dia 30 de setembro, caminhoneiros que realizavam o transporte de fertilizantes fecharam AMG-2595 (antiga Av Filomena Cartafina) em protesto relacionados aos roubos na região. Os prejuízos estimados pelos organizadores passam de R$ 1 milhão.

60 Toneladas de Fertilizantes recuperados

No dia 11 de outubro, a Polícia Civil apreendeu em um galpão localizado no Distrito Industrial I aproximadamente 60 toneladas de fertilizantes subtraídos pela organização. No local também foi apreendido um trator utilizado para descarregar os “big bag” com os fertilizantes. A carga foi restituída às vítimas, após serem identificadas.

 
Fonte: PCMG