Minas Gerais tem 18 urnas eletrônicas substituídas

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) informou que 18 urnas eletrônicas haviam sido substuídas em todo o Estado até o início da manhã deste domingo (30). Conforme o órgão, não há nenhum registro policial e as eleições ocorrem de forma pacífica no Estado.

Hoje em Dia

Auditoria
Nesse sábado (29), o TRE sorteou urnas das quatro seções eleitorais,  uma de cada uma das cidades onde haverá 2º turno, que serão submetidas à auditoria de funcionamento por meio de votação paralela. A audiência pública aconteceu na Sala de Sessões do Tribunal, em Belo Horizonte, e foi acompanhada por representantes do Ministério Público, partidos políticos e entidades da sociedade civil. O sorteio foi conduzido pelo juiz Wauner Batista Ferreira Machado, presidente da Comissão da Votação Paralela. O processo foi supervisionado pela empresa Maciel Auditores e Consultoria.
Todas as urnas ficarão armazenadas em batalhões da Polícia Militar em Belo Horizonte e serão levadas para a sede do TRE neste domingo (30), onde serão submetidas à auditoria de funcionamento, no mesmo horário da votação oficial (8h às 17h).
Segundo o juiz Wauner Machado, o procedimento é feito para demonstrar a lisura da votação eletrônica, que completa 20 anos neste ano. “O sistema é seguro e confiável, nunca tivemos fraude”, afirmou.

As urnas sorteadas foram:
Belo Horizonte: seção 133, zona 029ª Zona Eleitoral – E.M. Dom Bosco, bairro Dom Bosco

Juiz de Fora: seção 289, 152ª Zona Eleitoral – Colégio Jesuítas, Centro
Contagem: seção 115, 93ª Zona Eleitoral – Colégio Santa Maria, bairro Monte Castelo
Montes Claros: seção 185, 325ª Zona Eleitoral – E.E. Prof. Neide Melo Franco, bairro Vila Anália