Golfinho vivo é resgatado em praia na divisa de Peruíbe e Itanhaém

Animal, que tem cerca de 2m, havia encalhado na orla no início do dia 

A Tribuna

Golfinho foi resgatado vivo na manhã desta quarta-feira
(Foto: Divulgação)

Um golfinho da espécie pintado-do-Atlântico (Stenella frontalis) foi resgatado vivo na manhã desta quarta-feira (26), na praia de Santa Cruz, próximo à divisa de Itanhaém com Peruíbe, no Litoral Sul.
O animal, um golfinho adulto, com aproximadamente 2 metros, foi encontrado por populares encalhado na orla, ainda no início do dia. Acionada por populares, a equipe do projeto Biopesca, que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, dirigiu-se ao endereço e, com o apoio do Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos (Gremar), iniciou os primeiros procedimentos de socorro médico. 
Já que não era possível devolvê-lo à água em razão das condições adversas do mar, foi uma criada uma piscina improvisada na orla, para que o golfinho pudesse estar sempre em contato com a água e não se desidratasse.  
De acordo com a bióloga responsável pelo Gremar, Rosane Fernanda Farah, após os primeiros socorros ainda na orla, o animal foi encaminhado para uma base, em Itanhaém, onde passará por novos exames. 
“Ainda não conseguimos avaliar qual o tipo de comprometimento deste animal. Ele agora está sendo estabilizado e deve passar por raio-X e ultrassom, para que possamos identificar quais procedimentos adotar. A expectativa é que ele tenha uma recuperação rápida”.