"Feijão com bactéria tem que ficar de molho no vinagre". Verdade ou mentira? Leia mais

Seja preto, branco, vermelho, marrom, verde ... feijão é um alimento riquíssimo em nutrientes. Isso é fato comprovado e podemos até citar alguns benefícios do feijão para saúde. 
 
Feijão é fonte de vitaminas do complexo B, combate a anemia, fonte de potássio, evita cáries, evita prisão de ventre ... Por tudo isso, é um alimento que não pode faltar, embora atualmente tem pesado no bolso do brasileiro. O aumento do feijão pegou muita gente de surpresa e gerou muitas reclamações e também boatos, assunto que já abordamos em outro post, leia aqui.
Agora estamos voltando a falar do feijão aqui no Momento Verdadeiro devido uma informação que está circulando pelo WhatsApp dando conta que o tem uma bactéria no feijão e que médicos em São Paulo estão recomendando deixar o feijão de molho no vinagre por pelo menos 15 minutos antes de cozinhar. "Só o vinagre está matando a bactéria que vem no feijão das plantações. Nem antibiótico está resolvendo..." diz um trecho do texto.

Será que há bactéria na plantação de feijão? Em 2010, o site "Canal Rural" publicou uma matéria falando de uma bactéria que estava ameaçando plantações de feijão em São Paulo. Naquela época, um estudo concluiu que a solução para o problema dependia do melhoramento genético das sementes. Você pode ler a reportagem na íntegra, neste link.  Pelo que se vê, pegaram está informação e criaram uma história, para dar mais credibilidade, disseram que médicos estavam pedindo para por o feijão de molho no vinagre. 

O processo de cozimento do feijão geralmente é feito em uma panela de pressão e pode levar de 30 a 50 minutos (em média), a temperatura chega a mais ou menos 120 graus centígrados. Isso é suficiente para matar bactérias. 

É isso gente. Está história de ter que deixar o feijão de molho no vinagre para matar bactérias que vem de plantações é boato. MENTIRA!

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.