Criada a 54ª Paróquia da Diocese de Divinópolis/MG

Aconteceu, na manhã do dia 12 de outubro, na cidade de Cláudio, a criação da 54ª Paróquia da Diocese de Divinópolis. Desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a nova paróquia, que tem a Matriz no bairro Bela Vista, será dedicada a Nossa Senhora Aparecida. 

(Foto: Fernando Prado Neto)
 
A Santa Missa, em que se deu a instalação do Curato de Nossa Senhora Aparecida, foi presidida por Dom José Carlos e concelebrada por Padre Edmar, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Cláudio. O próximo passo, agora, é a instalação da Paróquia, que acontecerá no dia 12 de outubro de 2017.
 
A instalação da paróquia ficará sob a responsabilidade do Padre Philipe Fernandes, até então Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. A nova paróquia também contará como Vigário Paroquial o Padre Enildo, que já é vigário na outra paróquia da cidade.
 
Padre Philipe Fernandes, em entrevista para a nossa equipe, explicou um pouco o que é um Curato.

"Curato é como um feto, que se prepara no ventre da mulher mãe, formando um novo ser vivo, que crescerá por este tempo, se organizando para que, daqui a um ano, em 2017, por ocasião das Comemorações dos 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora, no rio Paraíba, aconteça a Instalação da Nova Paróquia. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição torna-se a mãe, e esta Nova Paróquia, a filha";  afirmou o bispo.

 
Dom José Carlos também citou as características de uma Paróquia Mariana. São elas: A ACOLHIDA E A DISPONIBILIDADE EM SERVIR, ressaltando que não devemos nos esquecer da importância da recitação do terço, e que Nosso Senhor Jesus Cristo, na Cruz, entregou-nos sua mãe, como nossa mãe, citando os versículos “Eis aí o teu Filho, eis aí a tua Mãe”. Somente estas palavras bastariam, porém, Nossa Senhora manifesta-nos seu desejo de se mostrar a nós, surgindo em situações diversas, guiando e acompanhando seus filhos.
 
Após a homilia, diante de uma assembleia atenta, Padre Edmar fez a leitura do Decreto de Criação da Paróquia, que durante o período de um ano, se denominará Curato de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, o Seminarista Rafael fez a leitura da Provisão nomeando Padre Philipe Fernandes Nogueira como Administrador Paroquial da Nova Paróquia.
 
Após o Rito de Instituição do Curato, a Celebração transcorreu normalmente e, ao final, Dom José Carlos consagrou as Crianças a Nossa Senhora.