Contrato do Fies poderá ser renovado até 15 de dezembro

O prazo para renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que era até esta segunda-feira (31), foi prorrogado até 15 de dezembro. O anúncio foi feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que espera que cerca de 1,5 milhão de assinaturas sejam renovadas.

Hoje em Dia
Segundo o último balanço divulgado, mais de 980 mil estudantes haviam feito o aditamento até esta manhã. No total, os investimentos totalizam R$ 8,6 bilhões, já garantidos no orçamento do Ministério da Educação. “O FNDE e o MEC decidiram pela prorrogação para que ninguém seja prejudicado”, afirma o presidente do FNDE, Gastão Vieira. 

Apesar da mudança de data, o procedimento de renovação permanece o mesmo. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de educação superior. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa ainda levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. 
Nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema online.