Teatro Kabana homenageia Shakespeare em 5 cidades mineiras, saiba mais

Teatro Kabana homenageia Shakespeare em 5 cidades mineiras

Grupo comemora 400 anos do autor inglês com espetáculos, oficinas e projeções.
(Fotos Divulgação)

No ano em que o mundo celebra os 400 anos da morte de William Shakespeare, o Grupo Teatro Kabana realiza uma série de ações com foco na obra do autor inglês. O KIT Kabana Itinerante – Encontros com Shakespeare leva para as cidades de Bom Despacho, Martinho Campos, Abaeté, Quartel Geral e Dores do Indaiá, no centro oeste de Minas, uma programação diversificada e gratuita,  que reverencia um dos maiores escritores de todos os tempos. Peças de teatro, projeções cinematográficas e workshops serão oferecidos nas praças centrais dessas cidades. A proposta do Kabana, grupo com mais de 30 anos de estrada, é a confirmação de sua vocação para o trabalho saltimbanco.
Em março de 2016, dando início a mais uma etapa de oficinas de Formação Teatral, o Grupo Kabana assumiu o desafio de montar dois textos de William Shakespeare com jovens atores, moradores de pequenas localidades de Minas Gerais. A Trupe Teatro Buriti, de Buriti Grande, povoado de Martinho Campos, encarou o desafio de recontar de forma particular a tão contada história de Romeu e Julieta. Já o Grupo Engenhos de Teatro, do Engenho do Ribeiro, distrito de Bom Despacho, teve a tarefa de contar, utilizando bonecos feitos com cabaça, a história de Catarina e Petruquio, personagens centrais de A Megera Domada. As duas montagens, Romeu e Julieta – Do Mandacaru ao Buriti e A Megera Domada compõe a programação do KIT Kabana Itinerante.
    
Na programação há ainda a projeção de filmes infantis e adultos que abordam o universo shakespeariano, além de um workshop de confecção de bonecos que trabalhará com personagens do autor, através de fragmentos de textos. Mauro Xavier é o responsável pela direção dos dois trabalhos, Nélida Prado pela dramaturgia e Tião Vieira pela oficina de confecção de bonecos. O KIT Kabana – Encontros com Shakespeare integra o Programa BioFlorestas em Cena, uma iniciativa da ArcelorMittal BioFlorestas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.                                
Romeu e Julieta – Do Mandacaru ao Buriti é uma narrativa que passeia pelos ritmos do nordeste brasileiro e, conduzida pelo pandeiro, chega até às veredas de buritis do sertão mineiro. Uma trupe de cantadores e contadores de histórias vai narrar, em verso, prosa e música, a mundialmente conhecida tragédia de dois jovens que se amam, mas são filhos de famílias inimigas.
A Megera Domada é uma comédia e, para essa montagem, a livre adaptação da linguagem aproximou os versos de Shakespeare ao cordel brasileiro. O objeto escolhido para a confecção dos bonecos não poderia ser mais brasileiro: a cabaça, objeto cheio de significado, com múltiplos usos e sentidos. Através da batalha entre Catarina e Petrúquio, Shakespeare satiriza a machista sociedade renascentista.

Serviço:

KIT Kabana Itinerante – Encontros com Shakespeare
Bom Despacho – 22 a 25 de setembro – Praça da Matriz (Mineirinho)
Martinho Campos – 6 a 9 de outubro – Ibitira (Praça Central)
Abaeté – 20 a 23 de outubro – Praça Amador Alves
Quartel Geral – 27 a 30 de outubro – Praça da Matriz
Dores do Indaiá – 3 a 6 de novembro – Praça da Matriz
Programação gratuita - Sempre de quinta a domingo, na tenda/teatro
Quinta-feira:
Cineminha (filmes da obra de Shakespeare) - 10h e 15h
Cinemão (filmes da obra de Shakespeare) - 20h
Sexta-feira:
Cineminha (filmes da obra de Shakespeare) - 10h
Teatro: Comédia “A Megera Domada) - com o grupo Engenhos do Teatro (Engenho do Ribeiro - 20h
Sábado:
Workshop de Bonecos/personagens shakespearianos - 9h às 13h
Teatro - Tragédia “Romeu e Julieta - Do Mandacaru ao Buriti” - com a Trupe Teatro Buriti (Buriti Grande/Martinho Campos - 20h
Domingo:
Workshop de Bonecos/personagens shakespearianos - 9h às 13h


Com Tetê Procopio Assessoria de imprensa - Grupo Teatro Kaban