"Semana Nacional de Trânsito" VLI realiza mega campanha de segurança em linhas férreas

A VLI, empresa que controla as ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte Sul (FNS), realiza durante a Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro, uma mega campanha de segurança. 
 (Fotos: VLI/Divulgação)

Estão previstas ações em 58 municípios de sete estados (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão e Goiás) e do Distrito Federal. Além de blitzes educativas, a companhia promoverá simulados de abalroamento com o intuito de chamar a atenção para a importância da adoção de um comportamento seguro no entorno das linhas férreas.

Durante as ações, equipes da empresa distribuirão materiais informativos em passagens de nível, autoescolas e comunidades próximas aos trilhos. Os folhetos reúnem alertas importantes e esclarecem, por exemplo, que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Por isso, ao ver a aproximação da composição, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar.

A campanha ainda chama a atenção para outras dicas que ajudam a manter uma convivência harmônica entre comunidades e ferrovia, como não andar nem estacionar o carro próximo à linha férrea, evitar jogar lixo ou qualquer outro objeto nos trilhos, e não transpor passagens de nível sem observar as recomendações de segurança.

Em cinco cidades, a VLI promoverá simulados de acidente entre carro e trem. A iniciativa conta com o apoio de órgãos municipais e de segurança de Alagoinhas (BA), Barra Mansa (RJ), Betim (MG), Divinópolis (MG) e Patrocínio (MG). Durante essas ações, equipes da empresa também irão alertar a população sobre cuidados que devem ser adotados na travessia sobre trilhos.
A VLI realiza campanhas durante todo o ano em cidades por onde passam a FCA e a FNS. Além disso, a empresa tem investido constantemente em ações que visam reforçar a segurança ao longo das vias, principalmente nos pontos considerados mais críticos. Entre as medidas adotadas estão a ampliação das sinalizações em passagens de nível e a instalação de mecanismos que emitem sinais luminosos quando o trem se aproxima.