Saltador Ricardo Costa fatura 1º ouro do Brasil na Paralimpíada do Rio

Estadão Conteúdo

Ricardo Costa ganhou o primeiro ouro do Brasil nos jogos ao saltar 6,52 metros no salto em distância T11 (cego total)
O Brasil já tem seu primeiro ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016. No fim da manhã desta quinta-feira (8), Ricardo Costa saltou 6,52 metros e ficou em primeiro lugar no salto em distância T11 (cego total).
A conquista veio cerca de duas horas após Odair Santos levar a prata nos 5.000 metros T11 e dar a primeira medalha para o País na competição.
O ouro de Ricardo Costa foi alcançado já em sua primeira Paralimpíada - de quebra, este foi seu primeiro pódio em uma competição internacional. Mesmo assim, ele era visto com boas chances de medalha porque já detinha a segunda melhor marca do mundo.

Na manhã desta quinta, no Estádio Olímpico (Engenhão), Costa contou com um público entusiasmado.


Após queimar seu primeiro salto, ele atingiu a marca de 6,41 metros na segunda rodada e liderou a disputa até a quinta e penúltima série, quando o norte-americano Lex Gillette, que é o recordista mundial da prova, saltou 6,44m.
Na sequência, Costa voltou a saltar bem, mas ficou um centímetro abaixo do necessário (6,43m). No último salto, porém, ele voou e marcou 6,52 metros, levantando o público e garantindo seu ouro.

Ricardo Costa é irmão de Silvânia Costa, recordista mundial do salto em distância feminino e favorita para a disputa no T11 dos Jogos Paralímpicos do Rio. Assista ao salto do atleta: