Profissão em foco: sommelier de cervejas

Há cinco anos, em agosto de 2011, o Planalto regulamentou a profissão de sommelier, porém, a Lei 12.467 reconhece o exercício daqueles que trabalham com vinhos.
 
Hoje em Dia
 
Heitor Silva atua como consultor de varejo, organizador de eventos temáticos de cerveja e é editor do blog Cervejas e Sabores
  De acordo com o 1º artigo da lei, “considera-se sommelier aquele que executa o serviço especializado de vinhos em empresa de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados, enotecas e comissaria de companhias aéreas ou marítimas”. 
No entanto, apesar de a legislação regulamentar apenas o exercício profissional com a “bebida de Baco”, este é o momento dos sommeliers de cervejas, que são os especialistas em todas as vertentes da bebida fermentada mais antiga da humanidade e uma das mais aclamadas e consumidas em todo o mundo.
Processo
Nos últimos cinco anos, a cadeia produtiva de cervejas artesanais e especiais vem passando por um virtuoso processo de crescimento e diversificação, especialmente em Minas Gerais. 
“Da indústria ao varejo, independente do seu segmento de atuação, é visível o aumento no número de empresas registradas, ou seja, maior produção e capilaridade do produto”, destaca o sommelier de cervejas Heitor Silva, que é certificado pela Associação Brasileira de Sommeliers de Minas Gerais (ABS-MG).
A dinâmica apontada pelo especialista desencadeou em um aumento significativo do número de consumidores, estes, ávidos por informações e conhecimento específicos da bebida. Daí o surgimento da nova profissão que é responsável, em linhas gerais, pelo estabelecimento de um importante elo didático da cerveja entre produtor, produto e consumidor.
Além Disso
O sommelier de cervejas pode exercer diversas atividades, em diferentes ramos. Veja alguns exemplos:
Atividades:
- Atendente
- Consultor de varejo
- Organizador de eventos relacionados ao tema

Ramos:
- Distribuidoras
- Lojas especializadas
- Supermercados

Atualmente, Minas Gerais possui três opções de escolas que oferecem cursos de certificação de sommelier de cervejas, todas elas localizadas em Belo Horizonte: Associação Brasileira de Sommeliers de Minas Gerais (ABS-MG), Academia Sommelier de Cerveja e Academia Barbante.