Polícia Militar realiza reunião com rede de comerciantes protegidos em Cláudio/MG



No dia 18/08, o comandante do 3º Pelotão PM de Cláudio se reuniu com comerciantes da 1ª Rede de Comerciantes Protegidos da cidade.

(Foto Polícia Militar/Divulgação)
 
A rede, criada e incentivada pela Polícia Militar, está ativa desde janeiro e tem conseguido excelentes resultados proporcionando sensação de segurança subjetiva e objetiva, refletida na redução dos índices de criminalidade na região onde estão instados os estabelecimentos comerciais.

A Rede de Comerciantes Protegidos do Centro Comercial do Bela Vista é composta, atualmente, por 31 estabelecimentos. Durante as reuniões que antecederam a sua ativação, e que serviram de preparação para os comerciantes, nasceu a ideia de um sistema de alarme através de sirenes interligadas entre os estabelecimentos e que foi implementada em todos as casas comerciais da rede. Esta sirene é controlada por centrais informatizadas, que em caso de acionamento de uma delas, em caso de assalto, automatizam o disparo sequencial das sirenes dos demais estabelecimentos e também aciona a Polícia Militar que recebe uma mensagem SMS em um telefone celular disponibilizado pela rede à PM.

Esta reunião serviu de alinhamento e reciclagem das medidas de segurança que foram propostas para a rede. Também foi importante para que a comunidade comercial da região do Bela Vista pudesse conversar diretamente com o comando da PM local. A troca de experiências é frutuosa para o planejamento, desenvolvimento e adequação do Policiamento Comunitário.

Ficou acordado a realização de um teste do sistema de apitos e sirenes, que foi realizado no dia 23 ago16-Ter. O teste foi um sucesso, mostrando o compromisso dos comerciantes com as medidas de autoproteção que foram propostas para a rede.

Os comerciantes saíram da reunião com espírito renovado, sabedores de que com o fortalecimento da Rede de Comerciantes Protegidos todos eles têm muito a ganhar com a prevenção de crimes e com isso podem prestar um melhor serviço aos seus clientes, que também se sentirão mais seguros na realização de suas compras ou serviços.