Estudantes universitários protestam na Câmara de Camacho/MG, por regularização de repasses


(Fotos de Diego Cardoso Lopes)

Em 2010, alunos e vereadores acordaram através da Resolução 261/10, uma ajuda de custo mensal de R$2.000,00 a ser dividida por todos os estudantes residentes no município que frequentam uma universidade. Como a câmara não pode efetuar diretamente esse tipo de pagamento, foi combinado que parte do dinheiro devolvido a prefeitura seria entregue aos estudantes pelo poder executivo. No final do ano passado começaram a haver atrasos nos repasses. Após meses cobrando a regularização por meio de representantes e vereadores, mas sem obter sucesso, e apesar do pagamento de 4 meses, dos 8 atrasados, horas antes da reunião, os alunos e seus familiares, lotaram ontem, 18/08, o plenário da câmara municipal de Camacho com apitos e cartazes de protesto. Após a reunião os universitários saíram em passeata até a Praça Padre Alberto gritando palavras de ordem como: “Ah! Se não pagar a gente vai voltar!” e “se mexer com um, por ele todos vão lutar!”.

RESULTADO:

Além do recebimento de 4 meses atrasados após anunciarem a manifestação, foi garantido o pagamento do montante restante e a regularização do repasse a partir de setembro.
JUSTIFICATIVA:
A justificativa da Câmara e da Prefeitura para o atraso, seria a crise vivida pelos municípios e dificuldade em pagar os salários dos servidores, portanto estavam utilizando os R$2.000,00 dos alunos para pagamento da folha.

Você pode acompanhar o áudio da reunião no site da Câmara Municipal:
http://www.camaracamacho.mg.gov.br/Download/6/Documentos

Fonte: Portal Camacho