"Comunicado a população de Itapecerica/MG", Interdição Cautelar – Anvisa do achocolatado Itambezinho

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar do lote da bebida láctea ITAMBEZINHO, sabor chocolate, 200ml, fabricado por ITAMBÉ ALIMENTOS S/A. O achocolatado, foi fabricado em  25 de maio deste ano, tendo validade até 21 de novembro de 2016, referentes ao lote MA 21:18.


A medida, que está descrita na Resolução 2.333/2016, com retificação publicada nesta terça-feira, foi tomada em razão do falecimento de uma criança após a ingestão do produto em Cuiabá, Mato Grosso. De acordo com nota da Anvisa, a suspeita de envenenamento provocado por terceiros também é avaliada.
A Resolução vigorará por 90 dias e poderá ser suspensa caso não sejam confirmadas irregularidades.

“Tal denúncia se faz necessária do risco sanitário implicado e em decorrência da denúncia recebida do Serviço de Verificação de óbito, que levou a óbito uma criança após a ingestão do produto”, diz o documento encaminhado pela Vigilância Sanitária, que orientou os estabelecimentos que possuem o produto para venda que o retirem de circulação até que a investigação seja finalizada e a perícia obtenha resultados conclusivos sobre a qualidade e a segurança do produto.

Na segunda-feira, em nova nota sobre o caso do óbito da criança em Cuiabá e a suposta relação com o consumo do achocolatado, a Itambé esclareceu que já realizou análises laboratoriais internas do lote de produção mencionado na notificação, não identificando qualquer problema em sua composição.

A VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL DE ITAPECERICA - MG comunica que todo o trabalho de fiscalização está sendo realizado e solicita que caso algum comerciante ou cliente tenha o conhecimento deste produto com o deferido LOTE MA 21:18, entre imediatamente em contato com a Vigilância Municipal para que seja tomada as devidas providências.

Vigilância Sanitária Municipal de Itapecerica/MG