Prefeitura de Itapecerica entrega Base do Samu que faz parte do Cisurg

Local funcionará 24 horas por dia durante todos os dias do ano.

 (Fotos: Wellington Vieira)

Foi entregue nesta quinta-feira (30), a sede onde funcionará Serviço de Atendimento Móvel  de Urgência (Samu) em Itapecerica. A base operacional foi oficialmente repassada para o representante do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (Cisurg).

 
O imóvel foi todo reformado e a base de Itapecerica funcionará com a presença de dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista em cada turno. A unidade funcionará 24 horas por dia, todos os dias do ano. Segundo o secretário executivo do consórcio, José Márcio Zanarde, as chamadas feitas pelo 192 serão concentradas na central de Divinópolis, onde um médico regulador terá incumbência de destinar o tipo de ambulância e decidir de onde irá partir o atendimento, disse.
Ele ainda explica que todas as ambulâncias  que serão entregues, contam com comunicação via web, telefone e GPS, e farão os atendimentos de urgência médica clínica e de acidentados.

Samu

Segundo o secretário executivo do consórcio, José Márcio Zanarde, o serviço é um componente da rede de urgência e emergência de atendimento em toda região Centro-Oeste. Por meio disso há diversos componentes que dependem não só do município de Divinópolis, mas de todos os outros que englobam o Cisurg para o início de operação do serviço.


"Hoje são 54 municípios, uma população total de 1.195.499 habitantes,  integrados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde. O componente, que é a gestão e a governança do Samu, já está pronto.
O Samu Oeste contará com 24 bases descentralizadas distribuídas em 23 municípios, duas em Divinópolis e uma central de regulação em Divinópolis, para onde serão direcionadas todas as chamadas do telefone 192.

Veja Fotos