AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

PM pode ser punido por excesso de velocidade durante perseguição no ABC paulista

20/07/2016
SP Agora
 
Foi aberto um “Procedimento Disciplinar” para apurar os fatos
 
Uma equipe da Policia Militar de São Paulo, em comprimento do seu dever e empenhada em deter um ladrão que dirigia um carro roubado – não mediu esforços para parar o bandido, recuperar o carro e devolve-lo ao verdadeiro dono. Equipe do 40 BPM, 1ª Companhia, São Bernardo do Campo, São Paulo.
Para isso, durante a perseguição, na Via Anchieta, foi necessário correr com a viatura na mesma medida que o ladrão – que óbvio queria fugir . Ladrão chegou a 140 com o carro roubado, a PM também…Linda ocorrência, azar do ladrão que encontrou uma equipe disposta a detê-lo.
Mas, para surpresa de todos, como mostra documento abaixo, contra o PM responsável pela equipe em questão, foi aberto um “Procedimento Disciplinar”. O motivo, como poderão ver no documento, é porque a Viatura “deslocou-se, em vários momentos, com excesso substancial de velocidade”, chegando a 141 km em trechos em que a “velocidade máxima permitida é de 90 KM/h”.

Ou seja o PM pode ser punido porque estando em perseguição na Via Anchieta, onde há trechos que as placas indicam 90 por hora, chegaram a 140!
Ora, perguntamos: em perseguição o policial não pode passar da velocidade do local? Na pista local da Marginal Tietê, por exemplo, se o ladrão imprimir a velocidade de 90 a PM tem que ficar em 50 KM/h que é a velocidade máxima permitida?
O que a equipe deveria ter feito? Deixado o ladrão fugir com o carro roubado?
Fizemos estas perguntas a Assessoria de Imprensa da PM, e a resposta foi esta:
A Polícia Militar esclarece que o trabalho policial em ocorrências desse tipo deve ser feito com bastante cautela, protegendo o bem maior, que é a vida. Evidentemente, em algumas situações a velocidade máxima da via pode ser ultrapassada, desde que as condições da via permitam fazê-lo com segurança para os demais usuários e para os próprios policiais.Desse modo, a apuração instaurada tem por objetivo verificar se os policiais militares cumpriram as normas e procedimentos preconizados pela Polícia Militar e não implica, necessariamente, punição aos envolvidos, sendo uma medida protocolar que demonstra o compromisso com a legalidade e a transparência.
Só faltava mesmo essa! Ter que responder a um Procedimento porque correu atrás do ladrão! Capaz ainda do Sargento ter que pagar a multa! Então eu pergunto: que pais é esse?
PM pode ser punido por excesso de velocidade durante perseguição no ABC paulista Reviewed by DestakNews Brasil on 11:32 Rating: 5
Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.