Novas metodologias de policiamento trazem resultados positivos na cidade de Cláudio/MG, leia mais

A partir de janeiro de 2016 o comandante do 3º Pelotão PM/139ª Cia PM de Cláudio implementou novas metodologias de lançamento do policiamento ostensivo na cidade. Dentre elas a realização rotineira de Blitz de Trânsito em pontos estratégicos e simultâneos e Batidas Policiais.
(Fotos: Polícia Militar/Divulgação)

O alvo das blitz não é somente condutores infratores ou veículos em situação irregular, mas também autores de assaltos e tráfico de drogas. As blitz não são realizadas somente no Centro da cidade, local de maior movimentação de veículos, mas nas periferias do município e também zona rural, visando saturar a ação de presença e inibir a ação delituosa em diversos tipos de crimes e infrações de trânsito.
Aliado às ações e operações, como suporte e facilitador, foram incrementados a busca, análise e interpretação de informações de defesa social, usando ferramentas como: estatísticas, mapeamento da criminalidade e a criação de um núcleo de inteligência para análise das informações.

Outra estratégia que colaborou no saneamento dos índices criminais no município foi a participação da comunidade. Está em andamento uma proposta de Policiamento Comunitário, que visa a mudança de paradigmas e visão que a sociedade tinha com relação a Polícia Militar. Isso está sendo feito através da criação e motivação das Rede de Proteção. Já foram criadas em Cláudio uma Rede de Vizinhos Protegidos e uma Rede de Comerciantes Protegidos, estando em fase de estruturação a Rede de Postos de Combustíveis Protegidos. As redes aproximam o cidadão de bem da Polícia Militar, fomentam a tomada de medidas auto protetivas e a participação na segurança pública através de denúncias anônimas e troca de informações.

No mês passado Subcomandante da Polícia Militar de Minas Gerais, Sr. Coronel André Agostinho Leão de Oliveira, acompanhado do Sr. Coronel Edvaldo Piccinini T. Júnior, da Diretoria de Apoio Operacional, e delegação do alto comando da PMMG, estiveram em visita a Divinópolis, sede do 23º Batalhão. A cidade de Cláudio mereceu destaque e foi elogiada devido à redução da criminalidade e as metodologias de policiamento, profissionalismo de sua tropa e parceria entre Comunidade e Polícia.

Os resultados gerais do 1º semestre foram condensados e, agora, divulgados à população. Foram bastante satisfatórios e essa metodologia de atuação será continuada.