Comerciante de Divinópolis adapta porta giratória para evitar crimes, veja na reportagem

Invenção só permite que cliente entre se o dono do estabelecimento permitir.
Usuários sentem segurança e afirmam que houve crescimento nas vendas.

TV Integração/G1

Porta giratória feita por comerciante de Divinópolis
(Foto: Reprodução/TV Integração)

Comerciantes em Divinópolis têm investido em tecnolgoia para proteger os clientes, empregados e as mercadorias. Um deles, Marcelino Ricardo de Amorim, inventou uma porta giratória que não permite a entrada de cliente se o dono não permitir. O objetivo é tentar evitar assaltos.
O ex-montador e solador de armações de estruturas metálicas tirou das atividades que exerceu o conhecimetno para criar um equipamento de segurança. A porta giratória é para um vizinho que também é comerciante e viu a porta que ele tem na mercearia dele.

Se a ocasião faz o ladrão, a necessidade faz a invenção. O equpamento já foi patenteado, mas o inventor não conta detalhes da peça, porém, garante que ela é eficiente. Ele acredita ter um amplo mercado pela frente, uma vez que a insegurança preocupa quem comanda estabelecimentos comerciais.
A mulher dele, Mangna Maciel, também trabalha no estabelecimento. Ela diz que se sente mais segura e que a porta tem aumentado as vendas porque os clientes também se sentem mais seguros.
A tecnologia inventada por Marcelino já é usada há 40 dias em uma mercearia, cujo dono decidiu apostar na ideia. O comerciante afirma crer que muitos assaltos já tenham sido evitados após a implantação da porta.
Roubos aumentam na cidade
De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social, de janeiro a junho de 2015 foram registrados 917 roubos em Divinópolis. No mesmo período de 2016 foram 1.362. O aumento é de 48,5%.