Baleia jubarte é encontrada morta em praia de Mongaguá no Litoral Paulista

Animal tem 7,5 metros de comprimento e encalhou na praia de Vera Cruz

Baleia apareceu boiando e parou na praia (Foto: Vanderlei Pereira de Oliveira Filho/via WhatsApp)

Mais uma baleia foi encontrada morta na Baixada Santista. Na tarde desse sábado (16), um animal da espécie jubarte, de aproximadamente 7,5 metros de comprimento, apareceu na praia do Vera Cruz, em Mongaguá.
O pescador Vanderlei Pereira de Oliveira Filho viu o corpo boiando ainda no mar, por volta do meio-dia. "Com a força da maré, a baleia acabou indo parar na areia da praia".
Acionada pelo Corpo de Bombeiros, uma equipe da ONG Biopesca compareceu ao local do encalhe da baleia para fazer os procedimentos necessários para investigação da causa da morte do animal.
"Foi realizada a necropsia e colheita de amostras para exames laboratoriais", explicou o coordenador do Biopesca, o médico veterinário Rodrigo del Rio do Valle. Trata-se de uma baleia jubarte de cerca de 7,5 metros. 
Equipe da ONG Biopesca fez necropsia de animal (Foto: Vanderlei Pereira de Oliveira Filho/via WhatsApp)
Nas últimas semanas, muitas baleias, da mesma espécie, têm aparecido mortas no litoral paulista. Só em junho, em uma semana, foram três ocorrências. "Realmente parece que tem uma quantidade um pouco acima do normal. Estamos em contato com alguns pesquisadores, tentando elaborar alguma teoria para entender o que está acontecendo", afirma Rodrigo.

Fonte A Tribuna