AACO/MG articula ações em benefício da segurança pública de Divinópolis

AACO/MG articula ações em benefício da segurança pública de Divinópolis
Salas e celas da PM e Polícia Civil e a Sala dos Advogados na DEPOL serão entregues na próxima quarta-feira (13).
(Foto Divulgação G37)

A Associação dos Advogados do Centro-Oeste de Minas – AACO/MG atenta aos acontecimentos recentes acerca da segurança pública de Divinópolis, vem articulando ações em conjunto com a ACASP, autoridades públicas, empresários e sociedade civil, na intenção de fortalecer ainda mais a atuação das forças policiais, visando mais segurança aos divinopolitanos.

Para isso, a AACO, formalizou um ofício que será assinado pela imprensa, faculdades, entidades patronais e dos empregados e representantes da sociedade civil em geral, solicitando ao Governo do Estado 53 investigadores de polícia para Divinópolis. Outra ação em parceria com empresários é a reforma das salas e celas utilizadas pela Polícia Militar na Depol.


Advogados Membros das Comissões de Segurança Pública e Direito Penal da AACO acertando os últimos detalhes da Sala dos Advogados 


Através da AACO/MG, será instituído um termo de cooperação mútua que será assinado entre as entidades representativas de Divinópolis e região, cujo objetivo principal é a união de todos para fortalecer ainda mais a ACASP que atua em prol da sociedade civil, polícia Civil, Militar e Bombeiros.

“São ações que estamos articulando junto a empresários e entidades públicas e privadas com intuito de buscarmos uma solução para os problemas que Divinópolis e região vêm enfrentando a cerca da segurança pública”, explica o Presidente da AACO, Dr. Sérgio Martins.

AACO e OAB inaugura Sala dos Advogados na Depol

Através de parceria com a OAB – subseção Divinópolis, a AACO inaugurará a Sala dos Advogados, na delegacia de Polícia Civil de Divinópolis – DEPOL, no próximo dia 13 de julho, às 8 horas, após a reunião da ACASP e contará com a presença de representantes das forças de segurança pública da cidade, advogados, autoridades e imprensa.

O local, há anos ocioso, foi cedido pela Polícia Civil a AACO. O espaço foi reformado, recebeu mobiliário novo e após inauguração estará liberado para utilização de todos os advogados.

Essa era uma grande demanda da classe advocatícia de Divinópolis e região, que sofria com a falta de uma sala dentro da delegacia regional da Polícia Civil, para atender seus clientes com dignidade.

Dr. Renê Gualberto e Dr. Gustavo Carvalho (presidente da Comissão de Direito Penal da AACO) formalizando cessão do espaço dos advogados na Depol
  
“Entendo ser de extrema importância esse espaço, pois trará maior comodidade aos advogados uma vez que os flagrantes na delegacia podem durar várias horas e sem um local adequado para que o profissional do direito possa esperar. Com o novo espaço passará ser utilizado o parlatório projetado inicialmente pela delegacia que não estava sendo usado, o uso do parlatório traz maior privacidade para advogado e cliente”, explica o membro da Comissão de Direito Penal e Processo Penal da AACO/MG, o advogado criminalista, Dr. Caio Martins.

Sala da Polícia Militar e cela dos presos também serão reformadas

Outro benefício conquistado pela AACO para Divinópolis, em parceria com a ACASP e empresários, foi a reforma da sala e das celas da Polícia Militar existente dentro da DEPOL.

O local de trabalho dos militares estava em estado deplorável, faltava móveis e equipamento de trabalho. As celas estavam imundas e todas pichadas.  A associação buscou parcerias para reformar dos locais, como pintura da sala e das celas dos presos, instalação de um ventilador de teto e de persianas, troca dos mobiliários, como mesas, cadeiras e manutenção do bebedouro. O espaço também será entregue no dia 13 de julho, junto com a Sala dos Advogados.
Mobiliário da Sala dos Advogados
  
“Empresários e entidades têm ajudado nessa causa, como por exemplo, a OAB que doou seis cadeiras, a empresa Dimecol, que trabalha com materiais para escritório e fez questão de participar doando seis mesas, a Construtora Badoró que nos doou as tintas para a pintura e a Elétrica Catedral que nos doou um ventilador de teto e equipamentos elétricos”, explicou o Presidente da AACO, Sérgio Ribeiro Martins.


Mais investigadores para Divinópolis

Durante a última reunião da ACASP o presidente da AACO, Dr. Sérgio Martins, apresentou um ofício que será encaminhado ao Governo do Estado, solicitando mais 53 investigadores para Divinópolis, atendendo pedido da Polícia Civil, que carece desse número de profissionais, o documento recebeu assinatura das autoridades presentes.

A intensão é colher o maior número de assinaturas das entidades patronais e dos empregados da região, faculdades, imprensa e autoridades divinopolitana para reforçar o pedido. Dos 1200 investigadores que já estão à disposição para serem realocados no Estado, 53 deverão atender as necessidades mais urgentes do nosso munícipio.

“Ao invés de fecharmos portas de comércios em protesto contra a violência, vamos nos unir para somar forças apresentando soluções plausíveis e não prejudicar os empresários e a imagem da cidade junto ao consumidor de fora”, pontua Dr. Sérgio.

Recursos para a ACASP

A Associação Comunitária de Assuntos de Segurança Pública – ACASP, em atuação desde 1999, tem como objetivo dar suporte aos órgãos governamentais responsáveis pela segurança pública de Divinópolis e reúne diversos setores da cidade.


Pensando no fortalecimento da ACASP, para que ela possa continuar atuando em benefício da cidade, a AACO está mobilizando entidades e empresas a contribuírem financeiramente com a associação comunitária. Os recursos serão destinados à segurança pública de Divinópolis e região.

Fonte: Alinne Andrade/ Assessoria de Comunicação AACO/MG