7ª Cia Ind MAT realizou na manhã desta quinta (21), formatura da Segunda Turma do Programa de Educação Ambiental - PROGEA

Na manhã desta quinta-feira (21), foi realizada a formatura da Segunda Turma do Programa de Educação Ambiental – PROGEA em Divinópolis desenvolvido pela Sétima Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, representado pela Escola Municipal João Gontijo da Fonseca e Escola Municipal Professora Veneza Guimarães de Oliveira.


(Fotos Polícia Militar/Divulgação)
Esta turma se iniciou em março de 2016 e contou com a participação de 119 crianças do 4ª e do 5º ano, nas duas escolas municipais. O programa teve duração de três meses e aconteceram doze encontros, sendo discutido e falado em sala de aula os principais problemas ambientais que vivenciamos atualmente. 
O PROGEA constitui-se de diversas atividades teóricas e práticas, cujo objetivo principal é estimular os alunos a serem competentes na adoção de comportamentos socioambientais, que visa contribuir para a prevenção ambiental. Em Minas Gerais, a Polícia Militar preocupada com o uso sustentável dos recursos naturais e vendo que a geração atual não se compromete com as condições de sobrevivência para a geração futura, buscou programar ações dentro da educação ambiental e com isso instituiu o PROGEA, resultado de um grande esforço institucional que busca contribuir para a efetiva emancipação da sociedade.
 Durante a solenidade o Conselho Diretor do Clubinho Ambiental de cada escola tomou posse e os quatro alunos representantes, foram homenageados. A criação do Clubinho Ambiental na escola teve por objetivo a manutenção de um grupo permanente de estudantes que estimularão as discussões acerca dos problemas ambientais vivenciados no dia a dia em sua escola. O clubinho será o responsável pelo planejamento de ações e, por conseguinte, suas execuções, visando minimizar ou solucionar o problema escolhido que foi o lixo. O clubinho representa o elo do PROGEA para os encontros futuros, principalmente no retorno à escola atendida pelo projeto.
Os alunos presentes receberam um certificado de conclusão do curso e fizeram um juramento assumindo o compromisso de preservar o meio ambiente e de fazer nosso mundo melhor e no final do evento, tiveram um momento de lazer e recreação.
Participaram da Formatura diversas autoridades civis e militares e representantes de órgãos envolvidos com a questão ambiental, entre eles: Maj PM Célio Evaristo de Souza, Representando o Comandante da 7ª RPM, Maj PM Paulo Antônio de Moraes Paula, Comandante da 7ª Cia Ind MAT, Dr. Alessandro Garcia Silva, Promotor de Meio Ambiente, Dr. Francisco Chaves Generoso – Promotor da Coordenadoria da Bacia do Alto São Francisco, Sra. Hélcia Nunes Godoi – Representando a Secretária Municipal de Educação, Sra. Sílvia Letícia Ribeiro – Representando o Prefeito de Divinópolis, além de representantes do IEF, SUPRAM, Corpo de Bombeiros, 23º BPM e Oficiais e Praças da 7ª Cia Ind MAT.