Um juiz foi assaltado pelo ladrão que ele acabou de soltar? Descubra a verdade deste caso agora

Notícia afirma que um juiz teria sido assaltado na saída do Fórum pelo mesmo ladrão que ele havia acado de soltar da prisão! Será verdade?

Bandido assalta o juiz que o havia liberado da prisão, momentos após a soltura! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
 
Essa interessante história apareceu na web na segunda semana de junho de 2015 e conta o drama sofrido por um juiz em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Segundo a reportagem, o magistrado teria soltado um assaltante que estava com várias passagens pela policia por diversos crimes e, como – segundo o juiz – o “cidadão” não apresentava risco à sociedade, a justiça não deveria mantê-lo preso.
Apenas 10 minutos após a soltura do meliante, o rapaz – portando um fuzil de uso exclusivo do Exército – teria assaltado o próprio juiz que o havia liberado.
Será que essa notícia é real?

Verdadeiro ou falso?

Um detalhe que devemos nos ater nessa notícia é que não é revelado no texto, em momento algum, o nome do juiz e/ou o do bandido. Alguns podem sugerir que isso foi proposital, para proteger os envolvidos. No entanto, o mesmo texto que estaria protegendo a vítima e o ladrão não tem nenhum problema em revelar o nome de uma das testemunhas (uma tal de Cleydiane).
Todas as buscas por esse caso no Google só nos retorna esse mesmo texto, com pouquíssimas variações e todas carecendo de fontes!
Qual o nome da cidade do interior do Rio Grande do Sul que isso teria ocorrido? Não se sabe…
Sem o nome do juiz, do bandido e/ou da cidade fica bem difícil de se validar essa história, né?

As fotos da reportagem

A foto do sujeito usada para ilustrar a matéria é, na verdade, de 2014 e mostra o traficante carioca conhecido como Lacosta segurando um fuzil. Nada a ver com um caso que teria ocorrido “na tarde de ontem” em “uma cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul”.
Outra fotografia usada por alguns sites para ilustrar a reportagem falsa mostra uma BMW branca com 4 furos de tiros no capô.
Esse automóvel também não pertence ao suposto caso ocorrido no Sul do Brasil, pois trata-se de um veículo que havia sido roubado em 2013, em São Paulo.

BMW é, na verdade, fruto de um roubo ocorrido em 2013, em São Paulo!
Essa BMW virou notícia quando foi roubada em 2013, em São Paulo! (foto: Reprodução)

E a imagem que mostra as pernas de um guarda entre dois veículos policiais foi “surrupiada” do site da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e, é claro, não tem nenhuma relação com o boato espalhado pela web.
Reprodução/FAM
Reprodução/FAMURS

Origens

Uma característica presente em quase todos os boatos eletrônicos é a falta de alguns dados importantes para a comprovação da veracidade dos fatos apresentados. No caso dessa “notícia”, podemos perceber que ela não é datada. Simplesmente, os autores afirmam que o caso inusitado ocorreu “na tarde de ontem”, mas não especifica de qual mês ou em qual ano.
Essa é uma técnica muito utilizada pelos boateiros eletrônicos, visto que quem ler o texto daqui há uns meses poderá achar que se trata de uma notícia fresca e as chances disso ser repassado adiante são grandes.
Encontramos publicações com esse mesmo conteúdo em postagens do dia 12 de junho de 2015 (no blog chamado Infonauta, por exemplo), mas tudo indica que quem inventou esse boato foi o blog humorístico Jornal Sensacional, em uma postagem do dia 22 de maio de 2015.
A partir do texto “divertido” do Jornal Sensacional, muitos sites e blogs passaram a copiar aquele conteúdo, até que em determinado momento alguém achou que aquilo era sério e a brincadeira passou a ser um “caso de polícia”!

Atualização 16/06/2015

Conforme muito bem observado pelos nossos atentos leitores, houve um caso real, em dezembro de 2014, bem parecido com esse boato.
De acordo com o jornal Correio 24 Horas, um advogado teve o carro assaltado pelo próprio cliente na cidade de Piatã (BA).

José Matos, o advogado, prestava um serviço para o cliente quando foi rendido na Ba-148, nas proximidades de Piatã.
O acusado foi preso dois dias depois e estava o veículo do advogado foi devolvido ao dono.

Conclusão

A notícia que afirma que um juiz havia sido assaltado pelo próprio ladrão que havia solto poucos minutos antes é falsa! Ela surgiu em um blog humorístico, mas acabou sendo espalhada como se fosse real.

Com Informações: E-Farsas