Tornado, chuva e ventania provocam estragos em Marilândia, distrito de Itapecerica/MG

O temporal desta quarta (1º), em Marilândia no distrito de Itapecerica/MG, Inmet afirmou que tornado foi provocado por passagem de uma frente fria.


Árvores foram arrancadas pela raiz em Marilândia (Foto: Clécio Teles/Arquivo Pessoal)

Um tornado seguido de chuva e ventania causou estragos nesta quarta-feira (1°) no distrito de Marilândia, em Itapecerica. Um Morador enviou fotos que mostram casas destelhadas, árvores arrancadas pela raiz e partidas ao meio. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tornado foi avaliado em escala I. Não houve vítimas. 
Chuva e ventania partiram árvores
(Foto: Clécio Teles/Arquivo Pessoal)


"Tornados são nuvens do tipo funil que quando tocam o chão os ventos são intensificados atingindo velocidades superiores a 50 km por hora. No caso de Marilândia podemos avaliar que os ventos ultrapassaram essa velocidade, chegando a 80 km por hora", destacou o meteorologista Cleber Souza.
O comerciante Clécio Teles disse que nunca presenciou um temporal tão intenso. "Eu nunca vi nada igual ao que aconteceu. Por todo lado está assim. Muitas árvores arrancadas pela raiz, partidas ao meio. Inclusive árvores de 50 anos. A situação foi mesmo preocupante", comentou.


Casas foram destelhadas durante o temporal
(Foto: Clécio Teles/Arquivo Pessoal)


Ainda de acordo com o meteorologista, o que o que aconteceu é considerado normal por causa de uma frente fria que passa pela região. Nesse sentido são gerados ventos fortes seguidos de chuva que podem ocorrer a qualquer momento nesta  época do ano.
Os moradores dizem estar assustados e temem a possibilidade de novas ocorrências como esta. "A gente fica preocupado demais. Poderia ter vítimas e isso é mais preocupante ainda", finalizou Clécio.
Árvores ficaram partidas após o temporal (Foto: Clécio Teles/Arquivo Pessoal)

Fonte: G1