Lei que obriga farol baixo nas estradas durante o dia começa a valer no próximo dia (8), saiba mais

Quem está acostumado a pegar estradas com frequência sabe o perigo que é trafegar com os faróis apagados durante o dia e, principalmente, à noite. 

Até então, o uso do farol era exigido para todos os veículos durante a noite e em túneis, com exceção das motos, para as quais já era obrigatório independentemente do horário do dia.
Mas a partir do dia 8 de julho este hábito vai mudar. Começa a valer a Lei nº 13.290/16, que torna obrigatório rodar em estradas com o farol baixo aceso durante o dia. A medida visa garantir que os condutores da via se enxerguem reciprocamente, com mais facilidade, reduzindo os riscos de acidentes.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a medida será válida para qualquer tipo de rodovia, incluindo as que passam por trechos urbanos e também em túneis com iluminação pública.
O descumprimento da lei será considerado infração média (4 pontos), sujeitando o condutor ao pagamento de multa, no valor de R$85,13.

#FICAADICA
Não espere a lei entrar em vigor. Se você ainda não tem o costume de trafegar com os faróis baixos acesos, adapte-se desde já!
Valor das multas subirá a partir de novembro
Outras medidas que endurecem as punições para infrações de trânsito previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) começam a valer no final deste ano, com aumento no valor das multas que subirá entre 52% e 66%. As penalidades básicas não sofriam reajustes desde 2002.
Além disso, a punição para o motorista que for flagrado falando ou “manuseando” o telefone passará de média para gravíssima.
Veja abaixo os novos valores:
untitled-infographic(1)