Inverno começa nesta segunda com temperaturas amenas em Minas

No Sul de Minas, cidades devem enfrentar frio de menos de 0ºC, segundo o Centro de Climatologia TempoClima PUC Minas

(Foto de Rafael Júnior/ Praça dos Expedicionários em Itapecerica/MG)

O inverno deste ano, que terá início às 19h34 desta segunda-feira (20), promete ser o mais rigoroso dos últimos quatro anos, com temperaturas ficando abaixo de 0ºC em cidades do Sul de Minas. Já na capital, ao menos nos primeiros dias, as temperaturas devem ser mais amenas.

A previsão é que Belo Horizonte registre nesta segunda-feira mínima de 14ºC na Estação Meteorológica do Cercadinho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Buritis, na região Oeste da capital. A máxima deve chegar a 25ºC.

Já para esta terça-feira (21), conforme informou o Centro de Climatologia TempoClima PUC Minas, é esperado mínima de 14ºC e máxima de 25ºC. A temperatura não varia muito na quarta, quando o termômetro deve ficar entre 13ºC e 24ºC na capital.

Como já é característica do inverno, uma massa de ar polar fria e seco predominante sobre o Sudeste provoca temperaturas mais baixas e dificulta a formação de nuvens de chuva. Dessa forma, não há previsão de chuva para Belo Horizonte nesta semana.
Essa massa também provoca queda na umidade relativa do ar e a previsão é que ela fique em baixa ao longo deste período, o que aumenta a preocupação com a possibilidade de incêndios, segundo informou o TempoClima.
A Defesa Civil emitiu alerta de baixa umidade do ar até esta terça-feira.
Já pelo interior do Estado, deve chover apenas no Sul de Minas no fim da semana.

Na cidade de Monte Verde, assim como aconteceu no fim do outono, as temperaturas devem permanecer próximas de 0ºC. A mínima no município deve atingir os 3ºC e a máxima deve ficar em 17ºC.

Tudo indica que a geada da última semana, que tomou conta das montanhas de Monte Verde, deve permanecer dando o ar da graça.

Já o município de Espinosa deve registra a maior temperatura do Estado, chegando a 33ºC.