Conhecendo o Judiciário recebe adolescentes em conflito com a lei

Durante a visita os jovens visitaram o museu Memória do Judiciário Mineiro

Foto: Renata Caldeira
 
Os adolescentes participaram de um júri simulado no Salão Nobre do Palácio da Justiça
 
Nesta segunda-feira, 13 de junho, foi realizada mais uma edição do programa Conhecendo o Judiciário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Dessa vez, participaram do programa seis adolescentes de 16 e 17 anos que cumprem medida judicial no Centro Socioeducativo de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Eles vieram acompanhados por seis agentes da instituição.


A servidora Flávia Andrea, do Centro de Relações Públicas e Cerimonial (Cerp) da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), recebeu os jovens e explicou-lhes a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário. Eles também assistiram a um vídeo institucional, participaram de um júri simulado e visitaram o museu Memória do Judiciário Mineiro.



O agente Ricardo Gonçalves disse ter gostado muito de participar da atividade. “Foi uma verdadeira aula. Aprendi muito sobre o Poder Judiciário, e isso pra mim é de grande valor, pois pretendo fazer concurso para o Tribunal de Justiça”, afirmou. Ele considera que a visita será uma experiência bastante proveitosa também para os adolescentes, que agora podem entender melhor a situação deles próprios perante a Justiça, já que cumprem medida socioeducativa.



Um dos adolescentes, que cumpre medida socioeducativa há sete meses, disse que, antes da visita ao Tribunal, tinha muitas dúvidas sobre o funcionamento da Justiça e que, além de esclarecê-las, pôde aprender várias outras coisas importantes. Ele está quase concluindo o ensino fundamental e seu sonho é um dia fazer parte do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.



Conhecendo o Judiciário

O TJMG lançou o programa Conhecendo o Judiciário em março de 1999, com o objetivo de criar canais efetivos de comunicação com a sociedade. Entre as ações implementadas estão as visitas orientadas ao Palácio da Justiça e aos fóruns e palestras para estudantes, associações de bairro, ONGs e demais grupos organizados.



São peças de apoio do programa Conhecendo o Judiciário as publicações "Tudo Legal no Tribunal", "Poder Judiciário em Minas Gerais", "TJ Responde" e "Juizados Especiais", além do vídeo institucional.



Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
TJMG