Cemig informa previsão do tempo para o inverno em Minas

Período chega com baixas temperaturas devido à massa de ar frio vinda do Polo Sul
O inverno se aproxima e com ele chegam as baixas temperaturas. 
 (Foto: Veja a previsão do tempo nesta madrugada deste domingo (19), em Itapecerica)

Com o início da estação mais fria do ano, que começa na próxima segunda-feira (20/6), às 19h34, a Cemig informa a previsão do tempo para o período e destaca que, este ano, os fenômenos El Niño e La Niña não terão influências positivas ou negativas nas temperaturas, como ocorreu no ano passado.
 
Segundo Arthur Chaves de Paiva Neto, meteorologista da Cemig, o inverno começa com uma queda significativa nas temperaturas, em decorrência do deslocamento de uma massa de ar frio vinda do Polo Sul. “Principalmente em julho e agosto, as temperaturas devem ficar acima da média nas regiões Norte, Noroeste, Oeste e Triângulo e abaixo nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e na Zona da Mata. Nas demais regiões, as temperaturas ficam dentro da média para o período”, explica Arthur Chaves.
 
Ainda segundo o meteorologista, a estação se caracteriza por ser fria e seca na região Central e no Sul de Minas e quente e seca no Norte de Minas. Ele explica que, “em decorrência da redução das chuvas, a umidade relativa do ar pode atingir valores abaixo de 20%, principalmente no Triângulo, Oeste, Centro e Norte de Minas”.
 
As condições climáticas também podem variar rapidamente, favorecendo a ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia, nas regiões serranas do Estado.
 
Chuvas
Na Zona da Mata e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a previsão é de chuvas acima da média. Já no Triângulo, Norte e Noroeste, o nível das chuvas deve ficar abaixo da média. Nas demais regiões são esperadas chuvas dentro da média.
 
Mais frequente em julho, a inversão térmica se forma quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima. Isso impede que os poluentes se espalhem, o que piora a qualidade do ar nas cidades.
 
Regiões do Estado
Veja abaixo a previsão de temperaturas mínimas, máximas e médias para sua região, nos meses de julho, agosto e setembro: