Cadastramento escolar em Minas começa nesta segunda-feira

 Hoje em Dia
Começa hoje e vai até a próxima sexta-feira (17) o cadastramento escolar da rede pública estadual de ensino. O procedimento é obrigatório para crianças que completam seis anos até o dia 30 de junho de 2017. Adolescentes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares e jovens que desejam retornar aos estudos também podem procurar os postos de recadastramento definidos pelas secretarias municipais de Educação ou pelas Superintendências Regionais de Ensino. Em Belo Horizonte, o cadastro pode ser feito em qualquer agência dos Correios.
Pais ou responsáveis deverão apresentar certidão de nascimento do aluno (original e cópia) e conta de luz recente (original e cópia).  No caso dos jovens que vão voltar à escola ou para os alunos da rede particular que pleiteiam uma vaga na rede pública, ainda é necessário apresentar comprovante de escolaridade. Maiores de 18 anos ou emancipados podem fazer a própria inscrição levando os mesmos documentos e carteira de identidade.
Os pais belo-horizontinos que perderam o prazo e ainda quiserem realizar a matrícula devem se dirigir à regional administrativa da prefeitura. No interior, é necessário procurar as Comissões Municipais de Cadastramento e Matrícula, nas Secretarias Municipais de Educação. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que o procedimento não é necessário para os alunos já matriculados na rede pública. Também não há limite de vagas, mas quem deseja se transferir fica sujeito à disponibilidade de cada escola.  
Estatística

O procedimento anual é utilizado para que o governo do  Estado e as prefeituras possam dimensionar a demanda e encaminhar as crianças para as escolas mais próximas de casa. Os números são, posteriormente, utilizados para medir o fluxo de alunos e aprovar projetos de expansão das escolas da rede pública.