Teve início na manhã desta quarta (4), o Lançamento da "Operação Patrulha Rural Regionalizada" no Centro-Oeste de Minas


Por volta das 09: hs da manhã desta quarta (4), a 7ª Região da Polícia Militar lançou a operação Patrulha Rural Regionalizada e em Itapecerica já começou a apresentar os primeiros resultados com prisão e apreensões.

(Fotos Divulgação PMMG)


A 7ª Região da Polícia Militar (7ª RPM) lançou nesta quarta-feira (4), a Operação Patrulha Rural Regionalizada em todas as unidades de execução operacional. Foram definidas três equipes, a primeira composta por militares do 23º Batalhão (Divinópolis) e do 63º Batalhão (Formiga); a segunda, por militares da 5ª Cia Independente (Itaúna) e da 19ª Cia Independente (Pará de Minas) e a terceira por militares do 60º Batalhão (Nova Serrana) e do 7º Batalhão (Bom Despacho).
As equipes trabalharão em viaturas da Patrulha Rural das unidades envolvidas, sendo compostas por efetivo misto. O modelo já foi utilizado no ano passado, com bons resultados no combate ao crime na zona rural. Por questões temporárias, a operação foi suspensa no início do ano e foi relançada nesta quarta-feira (4), após ser atualizada e ter conceitos ampliados.

Os objetivos principais da Patrulha Rural Regional são a prevenção de roubos na zona rural, identificação de locais de esconderijo de infratores, produção de informações para direcionamento das ações preventivas e repressivas, busca de dados e informações sobre infratores, mapeamento de locais de desmanche de veículos, melhoria do relacionamento com a comunidade rural e a promoção de ambiente seguro nas respectivas localidades. O serviço tem como objetivo proporcionar melhores condições de enfrentamento aos crimes contra estabelecimentos bancários, tráfico de drogas e outros que se utilizam das rodovias, estradas rurais e zona rural. Atualmente as unidades, de forma individualizada, contam com equipes de patrulha rural, que serão mantidas. As atividades da Patrulha Rural Regionalizada são complementadas e contam com o apoio dos portfólios desenvolvidos pela 7ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito e da 7ª Companhia de Missões Especiais, sediadas em Divinópolis e que atuam todo o espaço geográfico sob responsabilidade da 7ª RPM.