Quatro menores são apreendidos em Nova Serrana após cometerem assalto a uma loja de roupas



Após informações do copom nesta segunda (30), de que havia ocorrido um roubo na loja Flagatas, no bairro Capão em Nova Serrana, onde dois indivíduos adentraram ao estabelecimento e, de posse de uma arma de fogo, anunciaram o assalto, levando roupas diversas, dinheiro e bonés. Segundo informações, após o roubo, o veículo evadiu por uma estrada vicinal que dá acesso à BR 494.
(Fotos Polícia Militar/Divulgação)
 
De posse das informações, os militares deslocaram em direção à BR 494. Quando saíram da BR 262 e adentramos à BR 494 e depararam com o veículo trafegando no sentido Divinópolis/Pitangui. De imediato foi iniciada a perseguição, tendo os menores infratores pegado o acesso para à BR 262. Apesar de diversas ordens de parada, verbais, por gestos, sirene e “piscadas” de farol, o veículo continuou a evadir. Durante a fuga, o veículo transitou pela BR 494, pela BR 262 em alta velocidade, ameaçando outros veículos, colocando em risco a integridade física e do patrimônio dos demais condutores, passageiros, das guarnições da PM e dos próprios menores infratores. Além disso, por diversas vezes, foi possível verificar que um dos ocupantes do veículo apontou uma arma de fogo em direção aos militares, não sendo percebido nenhum disparo executado. Devido à fuga do veículo, foi acionado o cerco, o qual foi montado na BR 262, em frente ao motel êxtase. Devido à retenção do trânsito, os menores infratores foram obrigados a parar o veículo, porém, ainda tentaram evadir pela contramão em um acesso próximo ao local que sai da marginal da BR 262, contudo, foram impedidos pelas guarnições.
Ao serem abordados, os menores infratores tentaram evadir, se desvencilhando dos militares utilizando de força física, sendo necessário o uso de força necessária e proporcional à reação dos menores infratores, como técnicas de imobilização e uso de algemas. No momento que os menores infratores desembarcaram é que foi possível verificar que o veículo estava ocupado por quatro indivíduos.
Durante a fuga, foi visualizado pelo condutor da ocorrência que o passageiro do veículo em fuga arremessou algum objeto pela janela, às margens da BR 262, em frente ao povoado de gamas, próximo a uma entrada de terra que dá acesso ao povoado. Depois do veículo ter sido abordado, as guarnições retornaram ao local e localizaram o revólver calibre .38, número de série 854531 apreendido nesse reds, com três munições, sendo uma percutida e não deflagrada e duas intactas. Sendo que as tentativas de disparo podem ter ocorrido no momento que a arma estava apontada direção à guarnição que os perseguia.
Após contato com a vítima do roubo, proprietária da loja, esta relatou que dois indivíduos desceram do veículo e um menor infrator foi reconhecido como sendo o que apontou a arma de fogo, anunciando o assalto. Ainda segundo a vítima, foram roubadas diversas peças de roupa, dinheiro e bonés, com o auxílio do outro menor infrator que ela não soube precisar qual era. O local possui sistema de monitoramento, contudo, as imagens não foram acessadas pelos militares. Segundo a vítima, as imagens ficarão à disposição para consulta.

Dentro do veículo foram encontradas diversas peças de roupas com a etiqueta da loja, diversos bonés com a etiqueta da loja e o dinheiro roubado, sendo todos os materiais e valores lançados em campo específico. Os menores foram conduzidos à UPA, onde foi verificado que um apresentava leves escoriações em tornozelo e na face, o outro apresentava lesões de origem anterior, já em cicatrização; o terceiro apresentava lesão em processo de cicatrização e o quarto não possuía lesão. Em razão de todos os indivíduos serem menores, foi feito contato com os responsáveis legais de todos os menores infratores, sendo que estes acompanharam a confecção do reds. Devido ao fato dos menores infratores serem suspeitos de terem praticado diversos crimes em datas anteriores, foi solicitado aos responsáveis legais para que fosse procedida busca nas residências, sendo permitido por todos os responsáveis legais.
Durante as buscas na residência de um dos menores infrator, foi localizado um revólver calibre .32, sem numeração e sem marca. Aparentemente a numeração foi “raspada”, uma vez que a arma é cromada e a base do cabo não possui mais o referido acabamento. Nos demais imóveis, nada foi localizado.
Segundo informações, os menores infratores apreendidos são suspeitos de terem praticado os roubos com reds número 2016-011150445-001, 2016-011144150-001, 2016-011150865-001, 2016-011149400-001, 2016-011070465-001 e 2016-011149767-001, sendo que, neste último a vítima foi baleada. Em razão dos fatos narrados, foi dada voz de apreensão aos menores infratores, os quais foram conduzidos a depol, acompanhados pelos responsáveis legais, juntamente aos materiais recuperados/apreendidos. O veículo foi apreendido e removido ao pátio do socorro.