Polícia Militar instala 1ª rede de comerciantes protegidos de Cláudio/MG, veja fotos



Na tarde desta quinta (19), aconteceu a instalação da 1ª Rede de Comerciantes Protegidos de Cláudio/MG. A solenidade foi no Centro Comercial do bairro Bela Vista.
 (Fotos Polícia Militar/Divulgação)

A rede de comerciantes protegidos é um projeto adaptado da rede de vizinhos protegidos. É o primeiro projeto dessa natureza em Cláudio. Trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e à criminalidade nos centros comerciais através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Policia Militar de Minas Gerais.

A estratégia é bastante simples e o custo é baixo, os comerciantes de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se inter-relacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de autoproteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante, proporcionando o aumento da sensação de segurança de comerciantes, clientes e pessoas que passam pela região atendida.

Foi um dia muito especial para toda aquela região, porque foi a formação e instalação da primeira rede de comerciantes protegidos da cidade, marcada pela vontade da comunidade empresarial em buscar ambientes mais seguros com melhor qualidade de vida e acreditando mais na polícia militar.

Das reuniões que foram realizadas nasceram algumas ações como um grupo de mensagens instantâneas entre os comerciantes, a utilização de apitos para alarme e uma inovação, ainda não utilizada em nenhuma outra rede, que é a instalação de sirenes que são acionadas em sequência em todos os pontos comerciais, em caso de assalto, sendo que este dispositivo foi alvo de matéria na TV Alterosa.
O projeto é conduzido pelos próprios militares da cidade (sob a coordenação do Tenente Sales, comandante do 3º pelotão PM de Cláudio) e conta com a participação da comunidade. Foram 08 encontros de muita construção de conhecimento e interação entre ambas as partes, onde foram formados 11 laços, sendo 33 pontos comerciais envolvidos. E nesse evento foram entregues as placas de identificação dos comércios que fazem parte da rede.


A rede de comerciantes protegidos tornou-se realidade na cidade de Cláudio graças ao empenho de cada um dos comerciantes participantes.