"NESTA SEGUNDA-FEIRA" Tremor de terra assusta moradores de BH e outras 13 cidades

Epicentro, que aconteceu em Esmeraldas, foi o maior da região desde 1992, quando UnB começou a registrar os eventos na área; Corpo de Bombeiros não registrou nenhum ocorrência de feridos nos municípios

Cidades que sentiram o tremor de terra

Moradores das cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Esmeraldas, Ribeirão das Neves, Ibirité, Juatuba, Matozinhos, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Igarapé, Brumadinho, na região metropolitana, e Sete Lagoas, na região Central do Estado, se assustaram na manhã desta segunda-feira (2) com um tremor de terra. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirmou um abalo sísmico de magnitude 4.2.
Segundo o professor George Sand, o tremor foi próximo a Esmeraldas, mas, com a magnitude considerada razoável, foi sentido por moradores de cidades próximas.
“A região que engloba Esmeraldas e Betim tem históricos de tremores, mas com magnitudes de 2.8, 3.1, que geralmente não são sentidos. Já o de hoje foi maior. É um efeito natural que pode ter como causa falhas geológicas. Não foi causado por nenhuma explosão”, explicou.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação não recebeu nenhum chamado em nenhuma das quatro cidades. 
Maior tremor da história da região
De acordo com o professor Sand, o abalo sísmico desta segunda é o maior da história da região desde 1992, quando o UnB começou a registrar eventos na área.
“O primeiro em Betim, em 92, foi de magnitude 2.1. No mesmo ano, tivemos outro de 3.0 em Belo Horizonte. Até então, o maior era um de Nova Lima, em 2011, com magnitude de 3.3”, disse. 
Depoimentos:
Segundo os leitores de O TEMPO, por mensagens de WhatsApp, os casos aconteceram depois das 6h. Veja os relatos:
“Sou morador do bairro Pousada do Lago na cidade de Esmeraldas e hoje aproximadamente as 6:30hs estamos em casa sentimos um tremor de terra com duração média de 40 segundos, todas as janelas tremiam e fomos até o terreiro da casa e mesma sensação os cachorros dos vizinhos começaram a latir na mesma hora”.
“Acordei por volta de 6:22 moro no bairro São Luiz, em Contagem, com um tremor. Minha namorada mora no Ingá, em Betim, e também sentiu”.
“Hoje pela manhã em Esmeraldas houve um tremor de terra. Várias pessoas sentiram”.
“Acordei tão assustada. Por um instante achei que minha casa em Betim estava desabando. Moro no 2º anadar. Foi horrível”.

“Deu para notar o tremor no bairro Renascença, em BH. Não foi tão forte quanto o relato de outras regiões mais deu pra sentir”.

“Sou moradora do bairro Buritis, em BH, e hoje por volta das 06:20 da manhã eu senti um leve tremor em minha casa”.
Sentiu algum tremor no seu bairro? Envie seu relato para o WhatsApp 9 9827-4455.
Veja outras informações disponibilizadas pelo UnB:
FOTO: UnB/ Divulgação
tremor
Informações fornecidas pelo UnB