Enquete com população definirá se supermercados fecham no domingo em Divinópolis

Após polêmica envolvendo o Projeto de Lei 1602/2015, que proíbe os supermercados e hipermercados de Belo Horizonte de abrir aos domingo, aprovado na Câmara Municipal em abril, a Casa deliberou por abrir a votação para o cidadão. 

Agora, a população terá até 45 dias, contados a partir dessa segunda (2), para opinar, pela internet, se concorda ou não com o projeto.
O texto, que prevê multa diária de R$ 50 mil para descumprimento, e R$ 100 mil para reincidentes, está parado na Câmara. Ele só será colocado em discussão após a conclusão da votação.
O internauta pode dar sua opinião pelo site da Câmara ou pelo perfil da casa no Facebook. Pelo site da Casa, é possível acompanhar o balanço parcial da votação. Até às 13h, 527 pessoas haviam dado a sua opinião sobre a enquete. Desses, 475 internautas era contra a proibição dos supermercados abrirem aos domingos, e 70 dos votos estavam a favor.
Na manhã desta terça-feira (3), trabalhadores e comerciantes se reuniram na Casa para discutir sobre o projeto.
A atendente Fernanda Rodrigues é a favor do projeto. “Já trabalhamos até tarde nos sábados. Agora no domingo, eu gostaria de ficar mais tempo com a família e ter mais tempo para o lazer”, esclareceu.
O vice-presidente da CDL/BH Marco Antonio Gaspar lembra que, caso o projeto vá para frente, haverá uma mudança na economia do município. “É óbvio que irá ocorrer demissões e isso acarretará na perda de arrecadação na capital”, afirmou.
Em Divinópolis alguns parlamentares e até mesmo sindicatos já analisam a proposta. Há informação de que alguns estabelecimentos do gênero entendem que manter as lojas abertas aos domingos tem gerado mais custo do que lucro, embora nenhum dado estatístico sobre o assunto tenha sido apresentado. Outro argumento apresentado é o de que ruas mais vazias, como ocorre aos finais de semana também facilitam assaltos o que fez inclusive com que algumas lojas diminuíssem o horário de população.

E você o que pensa sobre supermercados de Divinópolis abrirem aos domingos°  Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: MPA