Criador de criptografia do Whatsapp se exalta e diz que juízes brasileiros ‘não entendem como funciona’

A tecnologia de criptografia ponta-a-ponta implementada recentemente pelo WhatsApp pode ter deixado duvidas quanto a sua total segurança. 

Essa tecnologia feita em conjunto do Whatsapp com a Open Whisper Systems, a mesma que criou o aplicativo de mensagens Signal, que hoje é usado secretamente por Edward Snowden, foi o principal culpado pelo bloqueio do App em todo o território brasileiro na última semana.
O fundador da Open Whisper Systems, é um empreendedor e ativista de segurança na rede, Marlinspike. Sua empresa atraiu olhares descontentes por parte do governo nos últimos dias. Em entrevista a um jornal brasileiro, Marlinspike disse que: “Não acredita que as empresas como Apple, Microsoft e Whatsapp estejam implementando a criptografia para frustrar o governo”.
O Fundador da empresa de segurança foi mais afundo e criticou juristas e agentes da lei aqui do Brasil.
Parece que, no Brasil, o juiz e os agentes da lei apenas não entendem como isso funciona e não há nada que o WhatsApp possa fazer. Eles podem bloquear o WhatsApp pelo tempo que quiserem, que o WhatsApp não vai poder fornecer informações que eles não têm.
Ele ainda finalizou dizendo que mais de 1 bilhão de usuários usam o aplicativo e que eles não podem por em riscos a segurança dessas pessoa.
O nosso objetivo não é ter um aplicativo de mensagem popular, é propagar ao máximo a tecnologia. Por ajudar na implantação da tecnologia no WhatsApp, um bilhão de usuários ativos mensais estão usando a criptografia.
Para ele, não há uma rivalidade entre as aplicações e que o motivo não é atingir o governo e sim, proteger o usuário. Lembrando que o Whatsapp já foi bloqueado mais de 2 vezes aqui no Brasil e não é descartado novos bloqueios por partes de juízes “mal informados”.

Fonte: O Globo