CQGP oferece curso para formação de servidores que exercem a função de pregoeiro

Fonte: AMM
(Foto: AMM)
 
Capacitar servidores públicos para exercerem, com excelência, a função de pregoeiro. Esse foi o objetivo do Curso de Pregão – formação de pregoeiros, oferecido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), nos dias 16 e 17 de maio, na Associação Mineira de Municípios (AMM). O pregoeiro é responsável por licitar em nome do município e exerce um papel estratégico na administração, porque, indiretamente, lida com o dinheiro público.
No curso, o Professor Felipe Ansaloni trabalha com conceitos teóricos e exemplos práticos para munir os servidores de conhecimentos técnicos e torná-los aptos a praticar todas as etapas do pregão. “Uma boa negociação feita em um pregão pode representar economia muito significativa em relação ao valor que o município vai despender. O pregoeiro é um negociador público nato. Se ele negocia bem, o município compra bem e sobra mais dinheiro para aplicar na saúde, educação e outras áreas prioritárias”, explica o professor.
Na avaliação do diretor de Orçamento e Controle da Prefeitura de Arcos, Geraldo Aparecido da Silva, o curso é importante para ajudá-lo a observar a forma de trabalho dos servidores, agregar conhecimentos e buscar formas de economicidade para o município. “A AMM está dando essa oportunidade aos municípios para a gente aprender o que há de mais moderno dentro do sistema de pregão. Na minha área é importante ter esse conhecimento e ver como funciona no município”, afirma Geraldo Aparecido.
Durante as aulas, além da legislação, foram discutidas situações que os servidores vivenciam nas prefeituras. “Um dos diferenciais da capacitação da AMM é que a gente sempre tem turmas de municípios de diferentes portes e regiões do estado, trazendo soluções que podem ser compartilhadas entre as cidades”, ressalta Felipe Ansaloni.