Atriz pornô acusada de tráfico é solta nesta quarta-feira (11)

Rafa Zaqui, de 19 anos, estava na cadeia feminina anexa ao 2º DP de São Vicente/SP.

A Tribuna On-line

Atriz pornô portava 20 cápsulas de
 cocaína (Foto: Reprodução/Brasileirinhas)

O juiz Alexandre Torres de Aguiar, da 1ª Vara Criminal de São Vicente, determinou a soltura da atriz de filmes pornográficos presa em flagrante por tráfico de drogas.

O alvará de soltura de Laryssa da Costa Oliveira, a Rafa Zaqui, de 19 anos, foi cumprido na tarde desta quarta-feira (11) na cadeia feminina anexa ao 2º DP de São Vicente.

Ao conceder a liberdade provisória à acusada, o magistrado levou em conta a quantidade de drogas apreendidas (20 cápsulas de cocaína), que “não é expressiva”.

Na fundamentação de sua decisão, Torres também destacou que a jovem é primária e citou a Resolução 5/2012, do Senado Federal, que revogou dispositivo da Lei de Drogas.

Em seu texto original, tal dispositivo da legislação especial proibia, no crime de tráfico, a substituição da pena privativa de liberdade por alguma restritiva de direito.
Em contrapartida ao benefício, o juiz impôs a Rafa Zaqui a medida cautelar de comparecer periodicamente em juízo para informar e justificar as suas atividades.


A decisão judicial foi contrária à pretensão do promotor Marcelo Perez Locatelli, que opinou pela conversão da prisão em flagrante da atriz em preventiva.

Em seu parecer, o representante do Ministério Público expôs que a preventiva serviria como “garantia da ordem pública”, pois o tráfico é crime equiparada a hediondo.

“O tráfico de drogas vem destruindo a saúde e a vida de usuários, acabando com a estrutura familiar, desestruturando a sociedade”, argumentou Locatelli.

O advogado João Carlos de Jesus Nogueira, defensor da atriz, elogiou a decisão do juiz, porque ela teve “o bom senso e o equilíbrio que o caso concreto requerem”.

De acordo com Nogueira, a cliente não é traficante, mas apenas usuária, e ficou com mede de sofrer retaliações. “No momento oportuno, teremos condições de demonstrar isso". 



Como foi

Protagonista de seis filmes do selo Brasileirinhas, Rafa Zaqui foi surpreendida por policiais civis na segunda-feira, no Jardim Guassu, em São Vicente, remexendo um monte de terra.

Os investigadores viram sob a terra um saco plástico com 20 cápsulas de cocaína e disseram que a jovem portava a quantia de R$ 170,00. Ela admitiu a venda do entorpecente.

Porém, após ser solta, Rafa alegou que os verdadeiros donos da droga fugiram ao ver os policiais e ela só assumiu a propriedade da cocaína para não denunciá-los aos agentes.