Direito na Praça oferece orientação jurídica em comemoração ao dia municipal do consumidor em Divinópolis

Centenas de pessoas que passaram pela ação da AACO receberam informações sobre os direitos do consumidor
(Fotos: Alinne Andrade/AACO/MG) 
 
Durante esta semana, deste o dia 26 de abril, a Associação dos Advogados do Centro-Oeste de Minas – AACO/MG realizou a 1ª Semana Municipal do Consumidor, com várias atividades abordando o tema “Consumidor consciente, justiça social”, em celebração ao Dia Municipal do Consumidor, comemorado dia 30 de abril.

Aconteceram palestras durante a semana e na manhã desta sexta-feira, 29 de abril, foi realizada a campanha social Direito na Praça, com orientação jurídica sobre direito do consumidor realizada pelos advogados da AACO/MG em parceria com equipe do PROCON Municipal, campanha de prevenção da dengue, massagem corporal gratuita, aula experimental de pilates e aferição de pressão, distribuição de exames de glicemia e de cartilhas e também orientação odontológica gratuita.

Nos dias 26 e 27 de abril, alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco participaram de palestra, proferida pelo advogado Dr. Eduardo Augusto Silva Teixeira que abordou relações de consumo conhecidas entre os jovens, como compra via internet e sua diferença entre a compra presencial. Compras de aparelhos eletrônicos e como agir em caso de defeitos.

Além dos direitos do consumidor na aquisição de bens, também foi falado sobre a relação na prestação de serviços de casas de shows e eventos, quais os direitos do consumidor e deveres dos prestadores de serviço.

Já na quinta-feira, 28 de abril, advogados, bacharéis e estudantes de direito participaram de um encontro no auditório do Senac, com o Juiz de Direito Dr. Olando Israel de Souza. De forma dinâmica e com a participação do público apresentando suas dúvidas, Dr. Orlando abordou os aspectos do juizado especial da Fazenda Pública na Relação de Consumo no campo processual e os reflexos do novo CPC no Juizado Especial, ampliando o conhecimento dos advogados que atuam nessa área.

Fechando a semana com a ação na praça o presidente da Comissão de Direito do Consumidor da AACO, o advogado Dr. Eduardo Augusto Teixeira, acredita que os objetivos foram alcançados, principalmente no que tange levar conhecimento ao cidadão. “Foi muito positiva a 1ª Semana Municipal do Consumidor da AACO. Alcançou todos os objetivos, sobretudo pelo cunho social, que possibilitou ao cidadão contato com direito, com a prática do dia a dia pelo direito, em especial nas demandas relativas ao consumidor. Fomos à escola, interagimos com juízes através do Dr Orlando, juiz de direito, e fomos à rua junto ao povo”, pontuou Dr. Eduardo.

Fotos:





 Com Informações: Alinne Andrade/AACO/MG