A Secretaria de Saúde de Itapecerica iniciou a Campanha de Vacinação contra a Influenza

A campanha prosseguirá até o dia 20 de maio nas Unidades Básicas de Saúde. 
 
O Ministério da Saúde disponibilizou para Itapecerica, até o momento, 40% do total das doses e o restante será enviado no decorrer da Campanha. O dia D de Mobilização da Campanha será promovido no sábado dia 30/04, em todas as UBS′s atendendo das 8 às 17 horas exceto no Bairro Bom Antônio que acontecerá no dia 27/04.

A Campanha de Vacinação tem o objetivo de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação no Brasil. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, que são os grupos de riscos.


A Campanha contempla o público:
  • Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
  • Crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes (em qualquer fase da gestação) deverão apresentar documento que comprove a gravidez;
  • Puérperas (até 45 dias após o parto) deverá levar documento que comprove o parto: certidão de nascimento dentre outros;
  • Trabalhadores de saúde (que prestem atendimento direto ao portador da Influenza);
  • Povos indígenas;
  • Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade (mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação e se enquadrar na lista do Ministério da Saúde)
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas (Medidas socioeducativas são medidas aplicáveis a adolescentes autores de atos infracionais que estão previstas no art. 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA));
  • População privada de liberdade;
  • Funcionários do sistema prisional;

A apresentação da prescrição médica será obrigatória para o grupo de comorbidade, durante a campanha!

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a campanha é imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação. População a ser vacinada no município: 5.937.

 Todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina da influenza sazonal em 2015, devem receber apenas uma dose em 2016. Também deve ser considerado o esquema de 2 doses para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade que serão vacinadas pela 1ª vez, devendo-se agendar a 2ª dose para 30 dias após a 1ª dose.

A vacina demora pelo menos duas semanas para fazer efeito, sendo eficaz contra os três tipos do vírus da gripe mais circulantes no País – Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

  
Durante o período da campanha a vacinação estará disponível nos postos de saúde de segunda a sexta feira de 07:30 as 16:30

Dom Antônio: quarta feira de 08:00 as 10:30 horas

Distritos:

Lamounier: terça e quinta feira de 08:00 as 15 horas
Neolândia: quinta feira de 08:00 as 15:00 horas